Bancada para cozinha: qual material escolher?

Compartilhe:


Reformar a cozinha não é simples. São muitas as etapas necessárias para conseguir um projeto de sucesso. Além da escolha dos revestimentos para pisos e paredes, é preciso investir nos eletrodomésticos e no material da bancada da cozinha - e é nesse momento que pode aparecer uma série de dúvidas. Hoje, existem opções das mais variadas no mercado, materiais de todas as naturezas, como você vê abaixo. A regra para a escolher certo é clara: deve levar em conta a intensidade de uso da cozinha e as necessidades dos moradores. Abaixo, listamos as principais características de cada um dos materiais mais usados para você escolher a bancada ideal para a sua cozinha:

GRANITO

É o material mais usado por ser bem resistente. Os granitos apresentam uma resistência muito alta apara uso diário, de fácil limpeza e manutenção. Outra vantagem dos granitos, com relação aos outros materiais, é o custo-benefício: ele é a opção mais em conta pela qualidade que oferece.

MÁRMORE

O mais poroso dos materiais, o mármore é o menos recomendado para a cozinha. Apesar de aparentar mais sofisticação do que o granito, ele pode facilmente ficar manchado ao entrar em contato com os alimentos - acredite: uma simples beterraba pode causar um verdadeira estrago. É indicado apenas para quem faz pouquíssimo uso do espaço.

COMPOSTOS DE QUARTZO

Os materiais conhecidos como Silestone, Quartzstone, Topzstone, Caesarstone são compostos feitos de resina e quartzo. Criados industrialmente, eles fazem sucesso por serem moldáveis a apresentarem diversas opções de acabamento, mas é preciso fazer um alerta: eles não aguentam temperaturas tão altas. “É um material sintético com permeabilidade muito baixa e tonalidade uniforme, por isso tem sido bem aceito. Porém, apresentam resinas na composição e por isso não aguentam altas temperaturas.

NANOGLASS

O nanoglass é um material sintético criado com resina e pó de vidro. É justamento o material que o torna mais resistente, faz com que possua alta durabilidade e exiba uma superfície brilhante, que enche os olhos - motivo pelo qual caiu no gosto popular.

CORIAN

O corian é um composto sintético que possui 1/3 de resina acrílica e 2/3 de hidróxido de alumínio. Ele aguenta altas temperaturas e é também uma superfície moldável - o que facilita o acabamento, garantindo uma uniformidade na bancada da cozinha.

NEOLITH e DEKTON

Tanto o Dekton quanto Neolith são superfícies sintéticas ultracompactas que são criadas a partir de elementos minerais e produzidas de maneira industrial. Elas possuem baixa porosidade e apresentam várias opções de acabamentos - podem imitar até o mármore, por exemplo. O diferencial é que não possuem resina na composição, por isso são mais resistentes à temperatura do que outros materiais sintéticos. O problema destas superfícies é o custo, que ainda é alto no Brasil.

OUTROS MATERIAIS

Há quem aposte nos porcelanatos ou revestimentos cerâmicos - apesar de não serem os mais indicados. Uma desvantagem é o fato destes materiais não ser tão resistente a impactos. O cimento queimado também chegou a ser uma opção há alguns anos. Outros materiais menos comuns podem aparecer na hora de projetar: existem bancadas inteiras em inox e até revestidas de madeira teca, que possui boa resistência e confere um ar rústico ao ambiente.